Logo Sebrae Previdência
 
 
 

HOME > CONHEÇA MAIS > NOTÍCIAS

03/06/2024

Conselho Deliberativo aprova medidas efetivas de apoio a participantes do Rio Grande do Sul

Na tarde desta terça-feira (28), ocorreu a 2ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo. A reunião foi aberta pelo presidente do CD, Vitor Tioqueta que, na abertura, destacou as iniciativas do Instituto em solidariedade ao Rio Grande do Sul, mencionando tanto as campanhas de remessas de donativos quanto as medidas efetivas, visando facilitar empréstimo a participantes.

O diretor-presidente, Evandro Nascimento, apresentou informações sobre a Feira da Previdência, mencionando que o Instituto está reformulando a periodicidade e a estrutura do evento para alinhá-lo aos objetivos e metas do Sebrae Previdência. A próxima edição está prevista para 2025, com o objetivo de promover maior conhecimento sobre a previdência complementar ampliando a participação de interessados.

A programação seguiu com a apresentação de Daniela Gamboa, Head de Crédito e Imobiliário da Sulamérica Investimentos, que discutiu a integração de ESG. Segundo Gamboa, a gestora combina análises fundamentalistas com avaliações de fatores ambientais, sociais e de governança para minimizar riscos e identificar novas oportunidades.

O presidente Vitor Tioqueta destacou os resultados do Sebrae Previdência. Em abril, a carteira de investimentos registrou retorno positivo. O Instituto manteve seus retornos acumulados no ano acima da inflação, com um ganho consolidado de 2,44%, superando a variação de 1,80% do IPCA, em um período que o retorno dos títulos públicos indexados à inflação (IMAB 5+) foi de -4,48% e o Ibovespa apresentou performance de -6,16%.

ASSUNTOS DELIBERADOS

Entre os temas para deliberação, os conselheiros aprovaram a suspensão temporária do pagamento das parcelas dos empréstimos. Essa medida é destinada aos participantes e assistidos do Rio Grande do Sul. A solicitação de suspensão pode ser feita durante a declaração de estado de calamidade.

Outra aprovação foi referente à recente aprovação da adesão automática nos Planos SEBRAEPREV e Valor Empresarial. Vale lembrar que a adesão automática facilita o acesso dos empregados à previdência privada, promove a poupança previdenciária e contribui para o planejamento financeiro de longo prazo, proporcionando maior segurança financeira na aposentadoria.