Logo Sebrae Previdência
 
 
 

HOME > CONHEÇA MAIS > NOTÍCIAS

30/01/2023

Sebrae Previdência é o grande destaque em desempenho em 2022, conforme estudo de consultoria

O desempenho do Sebrae Previdência foi destaque em 2022, conforme estudo comparativo realizado pela consultoria Aditus que comparou fundos de previdência fechados e abertos. Considerando a carteira consolidada, o retorno real (acima da inflação) ficou em 5,54%, com retorno nominal de 11,65%, no ano. Já o resultado médio dos fundos de previdência aberta ficou em 7,73% e os fundos de previdência fechado o resultado ficou em 8,53%.  No perfil Conservador do Sebrae Previdência, o resultado bruto foi de 13,66%, correspondente a um retorno real (acima da inflação) de 7,43%. Com esse resultado o Sebrae Previdência superou também os principais indicadores de mercado: S&P500 (bolsa americana), IBOVESPA (bolsa brasileira), IPCA (inflação), IGP-M, IFIX, IMAB, IRFM. O resultado também mostra que esse bom resultado foi obtido com nível de risco abaixo da média.

O ano de 2022 foi bastante desafiador para os investidores, no Brasil e no exterior. Com os impactos subsequentes da pandemia de Covid-19 e da guerra ucraniana, toda a economia global sentiu as consequências dos acontecimentos ao longo do ano. No geral, esses desafios contribuíram para um cenário de desaceleração. Até países mais desenvolvidos foram afetados — Estados Unidos e países da Zona do Euro sofreram fortemente com a pressão dos preços de commodities e, consequentemente, pela pressão inflacionária.

Contudo, nada assustou mais os mercados financeiros globais do que os índices de inflação ao redor do planeta. Nos Estados Unidos, por exemplo, a inflação atingiu o patamar recorde em 40 anos, quando chegou a 9,1% acumulados em 12 meses, em junho. A Europa e o Brasil, além de outros mercados, sofreram com efeitos semelhantes.

Quando ocorre um aumento no nível de inflação, é comum que as entidades monetárias dos países tomem medidas para conter o avanço dos preços. No caso do Brasil, a principal estratégia adotada pelo Banco Central (Bacen) é o aumento da taxa Selic. Nos demais países esse movimento foi semelhante.

O patamar da Selic alcançado em 2022 foi o maior desde novembro de 2016. Com isso, o CDI acumulado no ano passado foi de 12.39%.  Nos EUA, após cinco aumentos consecutivos na taxa de juros americana, a taxa básica de juros desse país encerrou em 4,5% a.a.

Esse cenário de juros mais altos reduziu o apetite de risco dos investidores para os ativos de risco e as bolsas do mundo todo apresentaram performance bastante ruim. O Ibovespa (bolsa brasileira) acabou sendo o destaque positivo no ano — contudo bem abaixo da taxa básica de juros, conforme pode ser observado no quadro abaixo:

A performance superior à média da história foi fruto basicamente do processo de redução da posição de risco, redução do prazo médio dos títulos, indexação da carteira a títulos pós-fixados, operações de derivativos no mercado de juros e renda variável e redução da exposição no mercado bursátil no Brasil e no exterior. Todas decisões bastante acertadas para o cenário de 2022.

Abaixo, seguem tabelas comparativas de retorno e risco (var) em relação à média da indústria no ano passado. Conforme estudo, é possível observar um retorno médio maior, com um nível de risco menor.

Abaixo, segue gráfico com a comparação de perfis de investimentos. Em todos eles superamos a média da indústria.

Quando comparamos os resultados individuais de cada plano com o Sebrae Previdência e seus perfis, é possível observar que o perfil Arrojado foi o grande destaque, ficando em primeiro lugar dentro de sua categoria. Abaixo, confira gráfico da relação risco x retorno:

Com relação ao resultado consolidado o Sebrae Previdência foi o quarto melhor fundo, na relação risco x retorno, conforme, estudo da Aditus:

Em comparação aos fundos de previdência aberta, percebe-se que o resultado do Sebrae Previdência foi ainda mais expressivo, 11,65%, comparado com 7,73%, no média dos fundos de previdência abertos, tabela abaixo:

O resultado também é bastante positivo ao considerarmos a série histórica de retorno do Plano SEBRAEPREV. Em nenhum dos anos da série (composta por 18 anos), os perfis de investimentos apresentaram retorno negativo. Ao longo de toda a sua trajetória, a performance supera os principais índices de referência do mercado financeiro (Ibovespa, CDI, IPCA e Poupança). No acumulado do período, o resultado do perfil Moderado, por exemplo, foi de 501,14%, enquanto a inflação no período foi de 168,64% e o Ibovespa (bolsa) apresentou performance de 320,91%, conforme pode ser observado no gráfico a seguir:

Abaixo, é possível observar a formação de reserva de um participante do Plano SEBRAEPREV desde o início da operação do referido Plano. Nota-se que somente 29% dela é fruto das contribuições, enquanto o restante é composto pela contrapartida da patrocinadora e pela rentabilidade das aplicações — que, no período, representam 71% de toda a reserva previdenciária, sendo 42% fruto exclusivamente do rendimento da carteira de investimentos. Assim, do total da reserva do participante no valor de R$ 575 mil, apenas o montante de R$ 166 mil é fruto de suas contribuições previdenciárias.

------------------------------------------------------

SOBRE O SEBRAE PREVIDÊNCIA

O SEBRAE PREVIDÊNCIA é uma entidade fechada de previdência complementar (EFPC), sem fins lucrativos, que administra planos de previdência para empregados do sistema SEBRAE e associados / filiados de seus Instituidores e patrocinadores (FENASEBRAE, FENACON , CORECON DF e MS, OPBB e SENAC DF e SESC DF). Com uma gestão transparente e eficiente, o SEBRAE PREVIDÊNCIA tem se destacado no mercado pelo seu baixo custo (taxa de carregamento de 0% e taxa de administração de 0,8% a 1% ao ano) e pela rentabilidade elevada de seus investimentos, que vem superando indicadores do mercado financeiro e principais concorrentes da previdência privada.

SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

A previdência privada é uma importante ferramenta de planejamento financeiro para as pessoas e suas famílias. Ela oferece a possibilidade de acumular recursos financeiros para garantir uma renda complementar no futuro, para complementar a aposentadoria do INSS. De maneira geral, os planos de previdência privada permitem que sejam feitas escolhas sobre o tempo de contribuição, o valor de contribuição mensal, a modalidade de recebimento etc., permitindo equilibrar as expectativas de rentabilidade e o grau de risco que se deseja assumir.

COMO CONTRATAR UM PLANO DE PREVIDÊNCIA DO SEBRAE PREVIDÊNCIA

Escolher um plano de previdência privada requer um pouco de pesquisa e atenção. O primeiro passo a ser tomado é realizar uma simulação on-line, disponível em nosso portal clicando aqui.

Caso você já possua um plano de previdência privada em outra entidade ou instituição financeira, solicite um estudo comparativo de portabilidade (gratuitamente e sem compromisso), que será realizado por nossos especialistas, proporcionando que você escolha a opção mais rentável para o seu futuro. Em caso de dúvidas, você ainda poderá solicitar um atendimento individualizado com um de nossos consultores.

É importante definir seus objetivos financeiros de longo prazo e seu perfil de investidor, avaliando as opções de investimento e suas respectivas rentabilidades. Também é importante avaliar as taxas (de administração e carregamento) cobradas pelo plano, que podem impactar a rentabilidade. Além disso, é importante observar a solidez, a reputação e o nível de especialização da instituição responsável pelo plano, bem como a transparência e a qualidade do atendimento ao cliente. Não menos importante, faz se necessária a leitura atenta do regulamento do plano, que traz os direitos e deveres dos participantes.

VÍDEOS RELACIONADOS

17 vantagens da Previdência Fechada

Vantagens da previdência privada

O que são e como funcionam as Entidades Fechadas de Previdência Complementar?

Motivos para você fazer portabilidade da sua previdência privada para o SEBRAE PREVIDÊNCIA