Logo Sebrae Previdência
 
 
 
HOME > CONHEÇA MAIS > PLANEJAR > DICAS ÚTEIS

10/05/2022

Reserva de Emergência: o que é, como fazer, onde investir

Uma das primeiras leis do planejamento financeiro é ter uma reserva de emergência. É ela quem vai te dar segurança e base para que você faça voos mais altos.

O que é reserva de emergência?

Uma reserva de emergência é uma quantia de dinheiro guardada para ser utilizada caso surjam despesas inesperadas. Ela garante que, em momentos de emergência, você não precise recorrer a um empréstimo ou ao crédito, te poupando dos juros.

Mas, é claro, por “guardar”, queremos dizer investir. Afinal, deixar o seu dinheiro parado fará com que ele se desvalorize com a inflação.

Por que ter fundo de emergência?

O fundo de emergência te dá segurança, liberdade e evita que você se endivide. Se surgir qualquer gasto inesperado, você terá de onde tirar o dinheiro necessário. Ele garante, dessa forma, que você não fique preso a situações indesejáveis por questões financeiras. Nada de pedir dinheiro para os outros!

Se tiver um problema com a sua casa, por exemplo, você terá na reserva o dinheiro necessário para pagar por uma estadia. Sem a reserva, você talvez tivesse que ficar na casa de parentes, o que poderia ser desconfortável.

Como fazer a sua reserva de emergência?

Para fazer a sua reserva de emergência, primeiro defina quanto você precisa ter como reserva. O ideal é que você faça isso após fazer sua planilha de gastos mensais e ajustar as despesas. Assim você saberá exatamente quanto precisa de dinheiro para viver.

Depois dessa meta definida, comece a poupar todos os meses. Com base na sua tabela de gastos mensais, encaixe a maior quantia possível para atingir a meta final o quanto antes.

Quer saber mais? Então clique aqui e continue a sua leitura!

Fonte: Dinheirama