09/05/2022
Open Finance é o processo de compartilhamento voluntário de dados empresariais, bancários, financeiros e comerciais de uma empresa, empreendedor ou pessoa física por meio de uma plataforma apropriada para uma comunidade restrita.
O compartilhamento pode envolver informações de serviços bancários tradicionais e produtos financeiros, como câmbio, seguros, previdência e investimentos. Além de bancos, corretoras de valores, seguradoras, plataformas de investimento e fundos de previdência e pensão podem participar do ecossistema, sendo regulados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e pelo BC.
Como funciona o Open Finance?
A pessoa ou empresa pode optar pelo compartilhamento dos dados por meio do canal digital da instituição financeira da qual é cliente. Quem decide quais informações serão compartilhadas é o usuário, respeitando o que é disposto na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Com os dados, as instituições financeiras podem receber ofertas de serviços financeiros de acordo com o perfil do cliente, como empréstimos com taxa de juros menores e melhores condições de investimentos.
Para saber mais acesse aqui.
Fonte: Estadão E-Investidor
17/05/2022
4 formas sobre como combater a inflação e a perda do poder aquisitivo
13/05/2022
Independência financeira motiva 40% das mulheres a empreenderem
10/05/2022
Reserva de Emergência: o que é, como fazer, onde investir
06/05/2022
Aumento da Produtividade com a Educação Financeira