Logo Sebrae Previdência
 
 
 
HOME > CONHEÇA MAIS > PLANEJAR > DICAS ÚTEIS

05/05/2022

Como conquistar a tão sonhada independência financeira

Antes de mais nada é preciso dizer que independência financeira nada mais é que a nossa capacidade de poupar dinheiro suficiente para, em determinado momento da nossa vida, garantir uma renda passiva. 

Ao contrário da renda ativa, que depende do trabalho, a renda passiva é resultado de um longo período de investimentos, que nos permite custear, em algum momento, nosso padrão de vida apenas com os juros recebidos dessas aplicações. 

É um erro bem comum achar que para ter independência financeira é necessário ser muito rico. O valor ideal dos rendimentos irá depender do quanto você julga ser o suficiente para viver bem, e isso é diferente para cada pessoa.

Um dos objetivos mais buscados por quem investe para o longo prazo é viver de renda passiva dos seus investimentos no futuro e ter uma aposentadoria mais tranquila.

Repense seu estilo de vida

Desde já é preciso dizer que aprender a viver um degrau abaixo do padrão de vida que sua renda permite é essencial para conquistar sua independência financeira. Isso significa que, ao final do mês, suas contas não devem ficar no zero a zero, muito menos no vermelho. Você precisará garantir que vai sobrar dinheiro para investir. 

Crie o hábito de poupar

Agora que você conseguiu fazer uma revisão no seu padrão de vida e o dinheiro começou a sobrar, é hora de poupar regularmente. Não importa o quanto você conseguiu economizar, o primeiro passo é adquirir o hábito de guardar. Quando você sentir a satisfação de ver seu dinheiro rendendo, mês a mês, nunca mais vai parar de investir.

Faça sua reserva estratégica

Por fim, agora que você já está preparado para dar os primeiros passos no mundo dos investimentos precisa construir a sua reserva estratégica. Esse é um dinheiro que deve estar disponível para você acessar diante de algum imprevisto, como desemprego, doença na família e até situações mais corriqueiras, como quando seu carro quebra, ou até mesmo para oportunidades que possam aparecer.

Quer saber mais? Clique aqui e leia o artigo na íntegra!

Fonte: DSOP - Educação Financeira