Logo Sebrae Previdência
 
 
 
HOME > CONHEÇA MAIS > PLANEJAR > DICAS ÚTEIS

03/05/2022

Aprenda a calcular taxa de juros de uma vez por todas

Saber calcular taxa de juros é muito importante para manter a organização financeira e fazer uma boa gestão do seu dinheiro. Afinal, realizar os cálculos dos juros é extremamente importante, tanto nos investimentos quanto em financiamentos e empréstimos. 

No caso dos investimentos, principalmente de renda fixa, calcular taxa de juros é uma maneira de analisar se determinada aplicação vale a pena. Além disso, é possível comparar os retornos de títulos diferentes e escolher o que oferece um rendimento melhor.

Já nos empréstimos e financiamentos, é preciso calcular taxa de juros para verificar se pegar dinheiro emprestado realmente é a melhor solução. Isso porque, ao pegar um empréstimo, você precisa não apenas devolver o dinheiro, como arcar com uma taxa de juros que, por vezes, é bem alta.

Calculadoras de juros

Se você é daquelas pessoas que não gosta muito de fazer cálculos, não se preocupe, não é necessário calcular taxa de juros à mão se você não quiser, já que existem calculadoras online que fazem esses cálculos de forma gratuita. 

Alguns exemplos são:

Calculadora do Cidadão: a Calculadora do Cidadão é do Banco Central do Brasil (Bacen). 

Ela calcula o rendimento de investimentos com aportes regulares, correção de valores pelos principais índices (IPCA, Selic, CDI e TR) e o valor futuro de investimentos. 

Na calculadora também é possível calcular os juros, prazos e parcelas de financiamentos.

Simulador de investimentos: Algumas corretoras de valores oferecem um simulador de investimentos, por meio do qual é possível verificar qual o retorno de uma aplicação e comparar entre os investimentos disponíveis.

Calculadora de juros compostos: Por fim, alguns aplicativos e sites oferecem uma calculadora de juros compostos onde é possível verificar qual a rentabilidade de um investimento ou o valor a ser pago em um empréstimo.

Para usar essas calculadoras, basta informar os valores iniciais e mensais, período e taxas de juros.

Como podemos ver, existem diversas situações em que é possível se perder nas contas caso não façamos os cálculos corretos, e assim acabar desequilibrando sua vida financeira. Por isso, é sempre importante entender como os juros funcionam e saber qual pode ser a melhor alternativa para você naquele momento.

Portanto, tenha sempre um planejamento financeiro em mãos, organize-se para pagar as dívidas e contas em dia e calcule sempre as taxas de juros.

Para saber mais, clique aqui e leia o artigo na íntegra.

Fonte: DSOP - Educação FInanceira