Logo Sebrae Previdência
 
 
 
HOME > CONHEÇA MAIS > PLANEJAR > DICAS ÚTEIS

15/06/2021

Dividendos x juros sobre capital próprio (JSCP): entenda melhor essas duas formas de ganhos para quem investe em ações!

Quando você compra ações de uma empresa, na prática você se torna sócio dela. Além dos eventuais ganhos com a variação do valor das ações, a empresa tem a obrigação de distribuir pelo menos 25% de seu lucro entre seus acionistas, conforme a Lei das Sociedades Anônimas. Cada companhia pode escolher fazer isso pagando dividendos, ou juros sobre o capital próprio (JSCP ou JCP).

Enquanto os dividendos são isentos de impostos para o investidor (a empresa cobre os encargos), com o JSCP ocorre o contrário: assim que cai na conta do acionista, é cobrada uma taxa de 15% sobre o valor depositado — aquela mordida nada básica do Leão do Imposto de Renda.

No entanto, isso não quer dizer que somente os dividendos são interessantes, porque é comum que a empresa pague JSCP com mais frequência, e às vezes até em valores maiores.

Por isso, antes de tudo, é importante que você escolha boas empresas e avalie o valor dos lucros que normalmente são distribuídos, além de fatores como a saúde da companhia e outros indicadores. Consulte tanto o Prospecto da companhia como a Política de Distribuição de Dividendos e especialistas, se possível!