Logo Sebrae Previdência
 
 
 
HOME > CONHEÇA MAIS > PLANEJAR > DICAS ÚTEIS

03/05/2021

Faça como os jovens: invista e diversifique!

Com informação acessível na internet, os mais jovens vêm adquirindo conhecimento sobre investimentos e não temem nem mesmo as opções mais arriscadas. É bom lembrar que o jovem pode adotar um perfil mais arrojado de investimentos por que o tempo a seu favor favorece tanto a recuperação de eventuais perdas quanto uma rentabilidade maior a longo prazo. 

Estatísticas divulgadas no portal Valor Investe demonstram que os jovens vêm engrossando os números de investidores tanto na renda variável quanto na renda fixa. Na B3 (bolsa de valores brasileira) o número de contas de pessoas físicas de 16 a 25 anos saltou de 41 mil para 403 mil entre dezembro de 2018 e março de 202). Dados mais recentes indicam ainda uma maior presença também de crianças e adolescentes (até 15 anos) e de jovens adultos (26 a 35 anos).

Já na renda fixa, os números do Tesouro Direto impressionam: se as pessoas de até 25 anos eram 510,6 mil no fim de 2018, agora elas são 2,12 milhões (fevereiro de 2021). Se considerarmos ainda a faixa de 26 a 35 anos, os jovens representam 57,7% do total de contas abertas — um salto de 242% do início de 2019 para cá.

Dois movimentos explicam essa maior participação dos jovens nos investimentos.  O primeiro é a taxa básica de juros (Selic) a 2,75%. Este é um cenário bem diferente daquele que os pais e avós desses jovens vivenciaram, quando a taxa Selic passava de dois dígitos e as pessoas acumulavam dinheiro na poupança sem fazer muito esforço.

Agora, os jovens sabem que é necessário diversificar inclusive correr um pouco mais risco em busca de uma rentabilidade maior. E essa informação vem não só de casa, mas principalmente da Internet. As redes sociais facilitam muito o acesso ao conhecimento sobre investimentos e finanças sociais pelos mais jovens, coisa que não existia antigamente.

E você, se beneficia do acesso facilitado à informação para pesquisar e conhecer mais sobre boas oportunidades de investimento?

Lembre-se que o nosso Instagram, @financas_check, é um desses canais, em que você encontra conteúdo diário para aprender mais sobre finanças pessoais, economia doméstica, investimentos  e até educação financeira infantil.  

Informe-se e não espere mais para começar a investir!