Logo Sebrae Previdência
 
 
 
HOME > CONHEÇA MAIS > PLANEJAR > DICAS ÚTEIS

04/03/2021

Prometeu investir em 2021 e ainda não começou? Siga essas dicas!

Começar a investir pode parecer tão desafiador que muitos empacam nesse momento. Como a gente quer ver seu dinheiro trabalhar para você, vamos te dar o passo a passo para sair do zero de uma vez!

 

1. Defina seu perfil como investidor

Para descobrir o seu perfil, você precisa analisar a sua tolerância ao risco. Comece se fazendo algumas perguntas:

• Me sinto confortável em investir em um papel que envolve riscos? 

• Estou buscando mais rentabilidade e aceito correr riscos para isso, ou prefiro investir em ativos mais seguros, cuja rentabilidade só vem com o tempo? 

• Já tenho familiaridade com investimentos em geral? Já tenho familiaridade com algum tipo de aplicação específico?

 

2. Defina seus objetivos, necessidades e prazos

Quais são os seus objetivos de vida? O que você pretende realizar e alcançar? Nada é impossível se você traçar a estratégia correta para cada objetivo, e começar a investir a tempo.

→  Lembre-se: a reserva de emergência, aquele colchão financeiro para imprevistos, precisa estar neste planejamento. Ela deve passar na frente de tudo, porque, mais que um investimento, é uma proteção. Escolha uma aplicação com liquidez diária (resgate a qualquer tempo) e procure juntar ali entre 6 e 36 meses dos seus gastos mensais recorrentes.

→ Em segundo lugar, pense na aposentadoria, porque ela chega! Procure escolher uma aplicação de longo prazo e segura para este fim, como uma previdência privada em entidade fechada, já que estas não têm fins lucrativos e podem te trazer uma  rentabilidade maior. 

→ Só depois elenque seus objetivos de vida assim como os prazos para realizá-los.

 

3. Analise o mercado

A taxa básica da economia — a Selic, que rege o retorno da maioria dos investimentos em renda fixa —  é, atualmente, a mais baixa (2%) desde o início de sua série histórica (1999). Assim, o rendimento de ativos atrelados à Selic será menor. Volte no passo 1 e analise o seu perfil de investidor: veja se está disposto a correr mais riscos para obter uma rentabilidade melhor.

 

Boa sorte e um ano repleto de investimentos rentáveis para você!