Logo Sebrae Previdência
 
 
 
HOME > CONHEÇA MAIS > PLANEJAR > DICAS ÚTEIS

16/02/2021

A folia dos investimentos!

Neste Carnaval, a gente te convida para uma festa diferente: a dos investimentos! Se o seu motivo para nunca ter começado a investir foi o medo dos impostos, pode comemorar, porque existem alternativas isentas!

Letras de Crédito e Certificados de Recebíveis (LCI, LCA, CRI e CRA):
De forma bem resumida, nesses investimentos você empresta dinheiro para financiar empreendimentos ou dívidas nos setores Imobiliário e do Agronegócio. Como o retorno não é tão alto, o governo isenta o imposto para te atrair a investir, e assim você dá um empurrão em setores essenciais da economia.

Debêntures:
Você investe em empresas, que usam esse capital para financiar seu próprio crescimento. Somente as "Incentivadas" são isentas de IR.

FIIs e ações:
Investindo em Fundos Imobiliários, você se torna “sócio” de grandes empreendimentos e recebe um percentual dos aluguéis. O retorno pode ser bem maior do que ter um imóvel e alugar (quando você paga 27,5% de IR e ainda corre o risco de ficar com o imóvel desalugado). Já nas ações, a isenção só vale quando o seu retorno é inferior a R$20 mil ao mês. Caso supere, você pagará 15% sobre o lucro (mas não sobre dividendos).