Logo Sebrae Previdência
 
 
 
HOME > CONHEÇA MAIS > PLANEJAR > DICAS ÚTEIS

14/01/2020

Você conhece a regra 50-30-20?

Se você acompanha dicas de organização financeira por aí, já deve ter lido sobre a regra 50-30-20:

  • 50% para sobrevivência (casa, alimentação, transporte, saúde, utilidades)
  • 30% para despesas pessoais, lazer, supérfluos.
  • 20% para suas metas financeiras (poupar, pagar dívidas)

A ideia é usar a faixa dos 30% para diminuir seus gastos, quando necessário: mudar o plano do celular, diminuir baladas, evitar restaurantes e cozinhar em casa...

Na prática, nem todo mundo consegue dividir seu orçamento desta maneira. Dependendo de quanto a pessoa ganha, o salário vai quase inteiro para as despesas de sobrevivência - e uma mudança de casa para um local mais barato nem sempre é viável no momento, e nem sempre compensa (em termos de tempo perdido, transporte e serviços disponíveis).

Então vamos combinar o seguinte? Faça a sua própria regra, de acordo com seu orçamento atual. Use a regra 50-30-20 como inspiração, mas adapte à sua realidade. 60-15-25? 70-20-10?

O que importa é que você saiba para onde vai sua renda, que possa enxugar da área supérflua se precisar, e que consiga poupar pelo menos um pouquinho.

E lembre-se do PDCA que falamos na segunda-feira: se não funcionar, reveja seu plano. Ajuste. Adapte. O que não vale é deixar de investir nos seus sonhos por falta de grana.

Você quer ficar ligado em dicas e notícias financeiras? Siga nosso perfil do Instagram @oquintodiautil!