HOME > CONHEÇA MAIS > NOTÍCIAS
29/08/2024
Na tarde de 28/08, o Sebrae Previdência marcou presença no Pension Funds Conference (PFC) 2024, evento anual da Itaú Asset realizado em São Paulo. Representando o Instituto, estiveram Evandro Nascimento, diretor-presidente, e Dan Rodrigues, analista de Seguridade. Victor Hohl, diretor de Administração e Investimentos, participou do painel "Gestão eficiente de Fundos de Pensão: liderança, inovação e governança", ao lado de Reginaldo Camilo, Presidente da Fundação Itaú Unibanco, Paulo Werneck, Diretor de Investimento da Vivest, e Pedro Boainain, Chief Investment Officer (CIO) da Itaú Asset.
Hohl enfatizou a importância da comunicação clara com os participantes, destacando a necessidade de educação financeira para definir adequadamente contribuições e perfis de risco, utilizando simuladores para projetar o saldo de reserva esperado. Ele ressaltou que, dependendo dos resultados, essas ferramentas podem ser cruciais para ajustar estratégias. O Sebrae Previdência disponibiliza simuladores específicos em seu portal para cada plano que administra.
A importância de a regulação do setor considerar as diferenças entre planos de Benefício Definido (BD) e Contribuição Definida (CD) também foi destacada por Victor Hohl. Enquanto no BD o risco de longevidade é mutualizado, no CD o participante assume o risco individualmente, necessitando de maior flexibilidade na alocação de ativos para permitir abordagens personalizadas, de acordo com o perfil de risco e as condições econômicas.
O evento contou com outras sessões e debates conduzidos por especialistas da Itaú Asset sobre estratégias de gestão, perspectivas macroeconômicas para 2025, e construção de Política de Investimentos.
10/09/2024
Sebrae Previdência atualiza regras e otimiza a quantidade de contratos de empréstimos
05/09/2024
Sebrae Previdência alcança rendimento cinco vezes superior à inflação
30/08/2024
Sebrae Previdência marca presença no 14º Congresso Brasileiro de Atuária
30/08/2024
Plano Valor Previdência: participantes assistidos podem alterar benefício no mês de setembro