Logo Sebrae Previdência
 
 
 

HOME > CONHEÇA MAIS > NOTÍCIAS

08/08/2022

Todos os perfis de investimentos do Sebrae Previdência apresentaram ganhos reais em julho

Todos os perfis de investimentos do Sebrae Previdência superaram o retorno bruto de 1% ao mês, acima do CDI, retornando os ganhos reais (acima da inflação) no mês. O desempenho positivo de julho foi conquistado a partir da segunda quinzena, revertendo a tendência negativa vinda de um desastroso mês de junho, no qual os principais ativos financeiros apresentaram retorno negativo, com destaque para a queda de 11,5% no Ibovespa - pior resultado mensal desde o início da pandemia, em março de 2020.

O início do mês de julho começou de maneira desastrosa, aumentando o temor de que as sequências de perdas observadas nos mercados nos últimos meses continuariam.  Primeiro vieram os dados de inflação ruins nos EUA, que fizeram os investidores precificarem a possibilidade do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) subir os juros de maneira mais intensa. Dessa maneira, aumentou-se o temor de uma desaceleração mais forte da principal economia do mundo. No Brasil, o susto foi a célere aprovação no Congresso de medidas com impactos negativos para as contas fiscais. O maior estímulo fiscal atua na direção oposta da política monetária, que visa retirar estímulos monetários e fiscais para conter a inflação.

Com esse cenário, na primeira quinzena de julho, os principais indicadores performaram de maneira negativa, abaixo um resumo:

O Ibovespa chegou a cair -2,02%, IFIX caiu -0,63%, IMAB caiu -0,89% e IRFM subiu apenas +0,08%.

Contudo, na segunda quinzena de julho, a precificação de uma desaceleração econômica mais forte fez com o preço das principais commodities se acomodassem a níveis mais baixos, amenizando as expectativas quanto aos índices inflacionários, reduzindo assim a curva de juros futuros.  Essa melhora na percepção do aperto monetário meses à frente gerou uma reprecificação dos ativos de risco. Isso permitiu que as bolsas reagissem, principalmente os ativos das empresas ligadas à economia doméstica.

As posições dos ativos mantidos em nossa carteira, pelo fato de acreditarmos que muitas coisas negativas já estavam embutidas em seus preços, apresentaram uma boa recuperação.  Assim, as carteiras que assumiram maiores riscos apresentaram bons resultados no mês.  Os ganhos brutos superaram 1,2% ao mês.

Com base nos resultados obtidos na carteira e considerando a inflação esperada para o mês, podemos estimar o ganho real no mês de julho acima de 1,7%.  Isso significa um ganho acima da inflação de 1,7% no mês de julho para a carteira do Sebrae Previdência, o que abre um espaço importante para garantir retorno real positivo no ano de 2022.

Abaixo, segue o resultado acumulado do mês de julho deste ano:

Com base nos resultados acima, é possível observar que todos os perfis de investimentos superam os principais indicadores de mercado no acumulado do ano e em 12 meses (Ibovespa, IFIX, IMAB, IRFM e S&P500).

Victor Hohl
Diretor de Administração e Investimentos