Logo Sebrae Previdência
 
 
 

HOME > CONHEÇA MAIS > NOTÍCIAS

22/07/2022

Sebrae Previdência é destaque em estudo comparativo relacionado à performance dos investimentos

O primeiro semestre foi muito desafiador para todos os gestores de recursos, e isso acabou impactando o resultado dos fundos de previdência. Segundo estudo elaborado pela consultoria de Investimentos ADITUS o resultado médio dos fundos de previdência aberta (administrado por bancos e seguradoras) foi de 1,89% no semestre. O resultado do Sebrae Previdência consolidado foi destaque nesse cenário, apresentando resultado de 5,01%.

O primeiro semestre deste ano foi bastante volátil para os preços dos ativos. No primeiro trimestre o Ibovespa chegou a acumular uma valorização de  14,48%.  Já no segundo trimestre, o cenário foi diferente. Em junho, o Ibovespa obteve a maior queda mensal: 11,50%, superando a desvalorização de 10,1%, ocorrida no mês de abril. A cotação do dólar seguiu dinâmica parecida com forte desvalorização no primeiro trimestre e forte apreciação no segundo, variando de R$ 4,63 para R$ 5,23, no semestre.

O Sebrae Previdência se antecipou a esses possíveis cenários e alternou diversas estratégias de investimentos, visando mitigar os riscos vivenciados nesse primeiro semestre.   Dentre as ações tomadas, destacam-se: a) aumento da carteira de risco de crédito high grade pós-fixados; b) venda de contratos de DI futuro; c) aumento da parcela de operações que visam a captura dos indicadores de inflação – inflação implícita; c) proteção com posição cambial; e d) proteção com derivativos de bolsa.

Essas estratégias mitigaram os efeitos mais adversos e proporcionaram resultados bastante positivos quando comparados aos demais fundos de previdência fechado ou aberto.

A seguir está o comparativo do resultado (bruto) dos perfis do Sebrae Previdência frente à média dos fundos de previdência aberta (bancos e seguradoras):

Abaixo está o comparativo com os fundos de previdência fechada. O estudo foi elaborado pela consultoria Aditus. Os resultados G1, G2, e G3 são respectivamente os perfis: conservador; moderado e arrojado:

É possível registrar que a média de retorno dos perfis arrojados do mercado de previdência fechada foi de -0,83%, já o perfil Arrojado do Sebrae Previdência rendeu, no mesmo período, +4,58% (bruto).  No perfil Conservador não foi diferente, a média de mercado fechou em +5,84%, e no Sebrae Previdência esse resultado foi de +6,64%.

Outra forma de comparar o resultado do Sebrae Previdência, no semestre,  é comparar com a performance dos principais indicadores de mercado, que apresentaram na sua grande maioria retornos negativos: