Logo Sebrae Previdência
 
 
 

HOME > CONHEÇA MAIS > NOTÍCIAS

10/01/2022

IOF mais barato e carência de até 3 meses no programa de empréstimos do Sebrae Previdência, aproveite!

Em setembro de 2021, o governo aumentou a alíquota do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), mas desde 1º de janeiro desse ano, a alíquota passou por uma grande mudança: voltou a ser de 0,0082% ao dia, somente para operações de crédito. Assim, ao contratar um empréstimo, o mutuário pagará menos imposto, uma diferença que pode chegar até 25% em relação ao último trimestre do ano passado.

 

O percentual dessa redução dependerá do prazo da operação de empréstimo, pois o IOF é composto por duas alíquotas, uma fixa de 0,38% e outra que é cobrada diariamente, de 0,0082%.

 

Vale ressaltar que a contratação de um empréstimo precisa ser feita de forma consciente, além das finanças pessoais, fatores econômicos precisam ser levados em consideração. Paulo Valle, Secretário do Tesouro Nacional, informou que o Governo Federal está debatendo sobre uma possível prorrogação na cobrança do IOF sobre o crédito, como forma de compensar a desoneração da folha de pagamentos até 2023, o que provavelmente pode significar uma nova alta nesse imposto.

 

Então, para você que está precisando, esse pode ser o momento ideal para aproveitar e contratar um empréstimo junto ao Sebrae Previdência, pois além de imposto mais barato, nos meses de janeiro e fevereiro, é possível contratar o empréstimo com carência de até 3 meses.

 

Abaixo, segue a tabela comparativa de como era o IOF antes e depois de janeiro: