Logo Sebrae Previdência
 
 
 

HOME > CONHEÇA MAIS > NOTÍCIAS

28/06/2021

Conselho Fiscal: gestão de investimento sai em busca de investimentos (ativos) mais rentáveis, sem esquecer da gestão de riscos

Na manhã desta segunda-feira (28), por videoconferência, aconteceu a 2ª Reunião Ordinária do Conselho Fiscal, conduzida pelo presidente André Dantas. Inicialmente, a diretoria apresentou o Relatório Gerencial de maio. De acordo com o documento detalhado pelo diretor Victor Hohl, considerando o acumulado do ano, patrimônio continua crescendo, e no ano já apresenta crescimento de cerca de R$ 17 milhões. No ano, o retorno de todos os perfis segue acima do CDI, sendo que perfil Arrojado registrou rentabilidade bruta acima de 240% do CDI,  o Moderado registrou 185% do CDI e o Conservador 115% do CDI. O Plano Valor Previdência apresentou crescimento de cerca de R$ 3 milhões, e retorno superior ao CDI, sendo equivalente a 185% do CDI.

Os conselheiros acompanharam a abertura da carteira de investimentos adotada pelo Sebrae Previdência, puderam verificar os limites de alocação e de concentração estabelecidos pela legislação vigente e pela Política de Investimentos aprovada pelo Conselho Deliberativo. Segundo, Victor Hohl, o trabalho desenvolvido busca rentabilizar os recursos dos participantes, mas com os devidos controles para mitigar os riscos. Foi demonstrado que nossas posições em bolsa e  câmbio estão, geralmente, associadas a estruturas de proteção, com derivativos que mitigam os efeitos negativos nos momentos mais extremos. Adicionalmente, foi demonstrado como as alterações táticas executadas na carteira conseguem agregar valor na estratégia de gestão, rentabilizando a parcela de recurso destinada à renda varável acima do Ibovepsa, por exemplo.

O diretor-presidente Edjair Alves detalhou o Desempenho Estratégico Institucional, acompanhamento do plano de ação desenvolvido como base no Planejamento Estratégico da Entidade. Edjair destacou as ações em torno da comercialização do Plano Valor Previdência, com soluções digitais e implementação do funil de vendas.  O trabalho intenso nas redes sociais com conteúdo de educação financeira, e o grande número de vídeos no canal TV Sebrae Previdência, no YouTube, também foram mencionados. Foi informado em primeira mão a realização da IV Feira da Previdência, prevista para outubro, em formato 100% online.