Logo Sebrae Previdência
 
 
 

HOME > CONHEÇA MAIS > NOTÍCIAS

26/02/2021

Conselho Deliberativo: expectativa para 2021 prevê carteira de investimentos mais diversificada

O Conselho Deliberativo do Sebrae Previdência esteve reunido na tarde desta quinta-feira (25), de forma remota, para a sua 1ª Reunião Extraordinária de 2021. O presidente Evandro Nascimento registrou os 17 anos do Instituto, comemorado no último dia 2 de fevereiro. “A criação do Sebrae Previdência e a construção de sua sólida governança são modelos exemplares que orgulham patrocinadores, instituidores, participantes e assistidos.  A Entidade reinventa-se, periodicamente, com maior ênfase na transformação digital que já pratica há tempo, e que facilita as adequações que se tornam necessárias, tanto mais num ambiente de retração econômica e de novos padrões que ora vivenciamos”, disse Evandro.

A reunião seguiu com o debate sobre os aprendizados adquiridos durante a crise econômica de 2020, e tendências e janelas de oportunidades para este ano. De acordo com consultor José Roberto Ferreira, responsável pelo levantamento dos dados debatidos, os juros reais negativos, a volatilidade extrema e histórica, a ausência de ativos adequados e as armadilhas cambiais foram alguns pontos tidos como lições. Sobre as expectativas para 2021, quando o assunto é sustentabilidade das entidades fechadas de previdência, é preciso consolidar os planos familiares, explorar com mais intensidade os planos setoriais, otimizar despesas administrativas e continuar com o processo de consolidação do Sistema.

A diretoria executiva apresentou o Desempenho da Estratégia Institucional, controle que traz a execução do Plano de Ação e a aderência ao Planejamento Estratégico 2019-2022 da Entidade. Os principais pontos foram destacados pelo diretor-presidente Edjair Alves, dentre eles: o esforço em relação à comercialização dos planos, os convênios de adesão de novos instituidores para o Plano Valor Previdência, a necessidade de manter uma comunicação eficiente com os participantes, a redução dos custos administrativos, as adequações à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e a permanente busca pela rentabilidade dos investimentos com foco no melhor risco x retorno.

Sobre os investimentos, os planos Sebraeprev e Valor Previdência estão com aproximadamente mais do que o dobro do CDI em termos de retorno acumulado no ano, e isso é devido à sofisticação que a própria diretoria vem colocando e implementando por meio da Política de Investimentos. O Fof ("fundo de fundos" é uma estratégia de investimento de manter uma carteira com acesso a outros fundos de investimentos, em vez de investir diretamente em ações, títulos ou outros valores mobiliários) é um dos grandes responsáveis, segundo o Coordenador da Comissão de Investimentos, Gava Neto. É importante destacar que essa solução é utilizada pelo Sebrae Previdência desde 2018, proporcionando boa relação risco x retorno para a carteira de investimento. Para 2021, o Instituto aumentará a diversificação da carteira, além de explorar mais investimentos no exterior e a carteira de empréstimo.

Assuntos deliberados

Foi aprovado ajuste referente às alterações do Regulamento do Plano Sebraeprev, conforme exigência da Superintendência Nacional de Previdência Complementar  - Previc (acompanhe aqui esse processo). Outra aprovação foi a 2ª revisão do Código de Princípios Éticos e de Condutas do Sebrae Previdência, visando adequar às exigências da PREVIC relativas aos controles internos e investimentos, bem como à LGPD.