Logo Sebrae Previdência
 
 
 

HOME > CONHEÇA MAIS > NOTÍCIAS

20/10/2020

Sebrae Previdência lança Painel de Investimentos

O Sebrae Previdência acaba de colocar no ar o Painel de Investimentos, uma ferramenta de divulgação de resultados que compartilha informações geradas por meio da tecnologia de Business Intelligence. O painel disponibiliza, por exemplo, a evolução patrimonial dos planos, a distribuição de recursos por gestor, os limites da Política de Investimento aprovada para cada perfil, a rentabilidade líquida dos perfis no mês, ano e nos últimos 12 meses, com o comparativo de indicadores de mercado (CDI, Ibovespa, Poupança e Inflação).

De acordo com o Diretor de Administração e Investimentos, Victor Hohl, o resultado do trabalho torna as informações mais acessíveis, aumentando a transparência, e facilita a comparação de desempenho de cada perfil, auxiliando o participante no processo de escolha do perfil mais adequado a suas expectativas.  As informações disponibilizadas tornam o painel uma ferramenta de análise e avaliação superior a muitas soluções oferecidas pelo mercado.

Durante a construção do painel, o maior desafio encontrado foi a integração de dados do mercado (CDI, Ibovespa, Poupança e Inflação), com as informações da carteira de investimento que são retiradas de nosso sistema ERP.  Nas próximas etapas de desenvolvimento da ferramenta, a ideia é inserir também dados que facilitarão a análise e entendimento de risco de cada perfil.  Serão consideradas informações como Volatilidade, Sharpe e Retornos máximo e mínimo em um período pré-determinado.

Segundo Victor, o Painel de Investimentos será atualizado mensalmente, após a divulgação de todos os indicadores de mercado. Alguns desses indicadores possuem datas específicas de divulgação. O participante poderá comparar os resultados com outros meses, pois a ferramenta possibilita a consulta de dados passados, por um período de 24 meses.  

A proposta é que a ferramenta de BI seja utilizada, também, nos próximos meses, para disponibilizar outras informações, tais como: crescimento do número de participantes, dados sobre os benefícios pagos mensalmente, volume de contribuições e portabilidade, além de informações sobre a carteira de empréstimo.

Acesse aqui o Painel de Investimentos ou entre no menu INVESTIMENTOS do portal.