Logo Sebrae Previdência
 
 
 

HOME > CONHEÇA MAIS > NOTÍCIAS

22/09/2020

Sebrae Previdência promove curso de investimentos: ação faz parte do programa de educação do Instituto

 

Plataformas digitais garantem continuidade de ações antes previstas como presenciais

 

Lançado em 2011, o Programa de Educação Financeira e Previdenciária do Sebrae Previdência está em processo de atualização de suas ações, bem como de seus formatos (presencial e virtual). O Planejar, que terá o seu nome alterado em breve, vem adotando modelos de cursos em plataformas digitais, e o retorno tem sido bastante satisfatório.

 

Constatada a necessidade de desenvolvimento de novos conhecimentos e habilidades para um atendimento mais completo, foi elaborado um curso com três módulos (Investimentos, Direito Previdenciário e Solução de Dívidas). O objetivo é tornar os colaboradores da entidade em consultores, conselheiros de aposentadoria.

 

Previamente, todos os colaboradores da Entidade participaram de capacitação para certificação em CPA10 e CPA20 e, nesta terça-feira (22), pela manhã, foi dado início ao módulo de investimentos, ministrado pelo diretor de Administração e Investimentos Victor Hohl. Com extenso conteúdo programático, o curso passou por questões mais conceituais para entrar, amanhã (22), em pontos mais estratégicos e dinâmicos. O módulo contou com mais de 60 inscritos e, levando em considerando o conteúdo, serão concedidos 6 créditos para o PEC do ICSS - Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social.

 

Aberto aos Conselheiros Deliberativos e Fiscais, Gestores de Planos e equipe técnica do Instituto, o módulo investimentos tem como objetivo entender o mercado de previdência privada (aberta e fechada); distinguir renda fixa de variável; os tipos de produtos financeiros; o que são fundos de investimentos; por que devemos sempre diversificar nossas aplicações; e quando podemos arriscar um pouco mais nos investimentos. O módulo continuará nesta quarta-feira (23), com uma abordagem prática dos investimentos focada nos principais questionamentos dos participantes e assistidos registrados pela Área de Relacionamento. A Gestora Ivânia Januário, do Sebrae RO, acostumada com os treinamentos presenciais, aprovou o novo modelo: “Gostei muito do primeiro dia, pois oportunizou um conhecimento sobre conceitos básicos. Foi muito esclarecedor.  O Diretor Victor é bastante didático e repassa os conteúdos de uma forma muito leve.  Parabéns a todos pela iniciativa”.

 

 

O próximo módulo será o de Direito Previdenciário, com a proposta de apresentar os fundamentos da previdência social, desenvolver estudos sobre espécies de segurados, formas de filiação e inscrição, contribuição previdenciária, além de apresentar as novas regras de aposentadoria conforme a Emenda Constitucional n. 103/2019 e suas regras de transição. Esse módulo será aberto, também, aos Gestores dos Planos, que na sua maioria são profissionais de Recursos Humanos.

 

O terceiro e último módulo será o de Solução de Dívidas, o objetivo é oferecer treinamento sobre a temática do endividamento, sob uma perspectiva da ciência psicológica, visando aprimorar o atendimento oferecido aos participantes e assistidos dos planos administrados pela entidade que estejam endividados.