Patrimônio do Sebrae Previdência já é superior ao início do ano, após pior trimestre na história do mercado financeiro

A crise nos mercados financeiros, causada pelo avanço do coronavírus, gerou grandes prejuízos para todas as carteiras de investimentos, tanto de pessoas físicas quanto de investidores institucionais.

Nesse período, a Bolsa de Valores, por exemplo, apresentou a maior desvalorização trimestral da história, superando o recuo de 1986, onde naquele ano caiu 36,25% no terceiro trimestre com o fracasso do Plano Cruzado.

No ano de 2020, a volatilidade dos preços dos ativos também é recorde. Volatilidade, de maneira simplificada, é o quanto o valor de um determinado ativo do mercado financeiro varia, subindo ou caindo, em um determinado período. Volatilidade é dessa maneira a medida da oscilação dos preços dos ativos, auferida pelo desvio padrão dos retornos.

Nesse cenário, o trabalho de gestão de investimentos precisa ser bem mais diligente e dinâmico, pois a volatilidade gera grandes oportunidades, mas também eleva consideravelmente o risco dos investimentos. O importante nesse momento é montar uma bela estratégia de diversificação de ativos, buscando boas oportunidades, mas compondo a carteira com ativos na qual as variações de preços obedecem a padrões diferentes, muitas vezes, em sentidos opostos a depender de cada mudança das variáveis macroeconômicas.

O Sebrae Previdência foi bastante eficiente nesse período de intensa volatilidade, mitigando enormemente as perdas, no momento em que os ativos de maneira geral perdiam valores, mas também aproveitando o momento de recuperação dos preços das ativos.

Portanto, já no dia 27 de maio de 2020, o Sebrae Previdência conseguiu recuperar as perdas do primeiro trimestre (Resultado Bruto dos Investimentos).


Nosso patrimônio ao final do mês de maio ficará acima do patrimônio do início do ano, mesmo com a queda generalizada dos ativos financeiros no período, mérito da postura ativa da gestão de investimentos do Sebrae Previdência.

Diretoria Executiva do Sebrae Previdência

-------------------------------

Fique ligado nas nossas redes sociais: