Eficiente estratégia de diversificação de investimento garante bons resultados ao Sebrae Previdência

O rendimento bruto da carteira de investimentos do Sebrae Previdência foi superior a 118% do CDI, no mês agosto de 2020, no mesmo período, o Ibovespa (Bolsa de Valores no Brasil) apresentou desvalorização de -3,44%, e o indexador IMA-B, (representa o desempenho de uma carteira de títulos públicos federais atrelados à inflação), apresentou desvalorização de -1,8%. No acumulado do ano (2020), os retornos de todos os perfis do Sebrae Previdência superam o CDI (+2,12%), IBOVESPA (-14,07%), IFIX - Índice de Fundos Imobiliários (-12,99%), IMAB - títulos públicos federais atrelados à inflação (+0,80%) e IHFA - Índice de Hedge Funds ANBIMA (+1,97%), abaixo tabela com resultados:




No mês de agosto, assuntos relacionados à fragilidade fiscal do governo federal (Brasil) voltaram aos holofotes dos investidores e interromperam as sequências de altas que estavam sendo vivenciadas nos preços dos ativos de risco, como consequência esses ativos apresentaram rendimentos negativos no mês, de uma maneira geral. Contribuíram também para esse cenário mais negativo o pouco avanço nas medidas de estimulo à economia norte americana, afetada pela pandemia de Covid-19.

Esse ambiente de maior incerteza é a melhor fase para testar a estratégia de investimento do portfólio, pois é nesse momento que é possível observar se é possível mitigar perdas no momento que os preços ativos caem. O Sebrae Previdência, mais uma vez, no ano de 2020, demonstrou que sabe aproveitar as alternativas de mercado para proporcionar a diversificação adequada, pois apesar de ter uma carteira que busca ativos de risco com o intuito de gerar melhores retornos, conseguiu superar o parâmetro de renda fixa (CDI) no momento em que os ativos de risco de forma geral caíram de preço.

Esse resultado não é casual, é consequência de uma política de investimento adequada e revisada constantemente pelos administradores, representantes da Comissão de Investimentos e pelo Conselho Deliberativo do Sebrae Previdência.

Abaixo segue desempenho dos perfis comparado ao CDI e IBOVESPA, desde o início do Plano Valor Previdência (abril/2019). No período, IBOVESPA e CDI foram superados com baixa volatilidade (risco), no gráfico é possível observar.




Diretoria Executiva do Sebrae Previdência

-------------------------------

Fique ligado nas nossas redes sociais: