Logo Sebrae Previdência
 
 
 

HOME > CONHEÇA MAIS > NOTÍCIAS

28/03/2024

Sebrae Previdência mantém desempenho acima da média

Em fevereiro, o Sebrae Previdência apresentou um retorno bruto médio do patrimônio consolidado de 0,70%. O resultado consolidado acumulado até o mês de fevereiro é de 1,29%, superando a inflação no período. O resultado médio dos fundos de previdência privada aberta, oferecidos pelos bancos, foi de 0,32% no mesmo período, conforme estudo da Consultoria Aditus.

 

No mesmo período, os mercados globais apresentaram uma performance geral positiva, destacando-se a crescente relevância do setor de Inteligência Artificial nos Estados Unidos. A Nydia, uma das principais empresas do ramo, alcançou um valor de mercado de 2 trilhões de dólares, contribuindo significativamente para o desempenho da bolsa americana.

 

Por outro lado, no mercado de commodities, que apresenta forte correlação com o desempenho do mercado bursátil no Brasil, o desempenho foi misto. O setor de petróleo registrou ganhos entre 2% e 3% nos mercados internacionais. Contudo, houve quedas notáveis em commodities como minério de ferro (10%), aço (cerca de 1%), celulose (3% no mercado chinês futuro), além de recuos nos preços de produtos agrícolas como açúcar (7%), milho (6%) e soja (7%). Assim, nosso mercado acabou apresentando um desempenho mais modesto que os demais mercados internacionais. A bolsa brasileira teve uma ligeira ascensão, com o Ibovespa subindo 0,99% e o índice Small apresentando uma performance levemente menor.

 

A seguir, está a tabela comparativa do desempenho do Sebrae Previdência em relação à média dos Fundos de Previdência Aberta oferecida por instituições financeiras.

 

Cenário Macroeconômico:

 

Do ponto de vista macroeconômico, internacionalmente, notou-se um ambiente desafiador para os bancos centrais das principais economias. Os dados econômicos de fevereiro não indicaram um iminente afrouxamento monetário. Nos Estados Unidos, o mercado de trabalho e a inflação de janeiro superaram as expectativas, sugerindo uma economia resiliente e uma abordagem cautelosa por parte do Federal Reserve. Na China, houve anúncio de cortes nas taxas de juros para estimular o mercado imobiliário, enquanto na Europa, os indicadores de atividade econômica mostraram sinais mistos, com os serviços superando expectativas e a manufatura levemente abaixo.

 

No Brasil, a situação econômica apresentou tanto sinais de recuperação quanto desafios. A arrecadação surpreendente do Governo Federal em janeiro ofereceu um respiro nas discussões sobre ajustes fiscais, embora a inflação e o crescimento do PIB tenham apresentado resultados mistos, refletindo a complexidade do ambiente econômico local.