Como o Sebrae Previdência está lidando
com os impactos causados pelo Coronavírus?

Prezados Participantes e Assistidos,

Diante das incertezas e em meio ao agravamento da crise sanitária global causada pelo novo coronavírus na economia mundial e nos mercados financeiros ao redor do mundo, semanalmente, enviaremos um comunicado sobre a situação dos planos administrados pelo Sebrae Previdência.

Sabemos que é fundamental para o Participante conhecer como o capital investido por ele está rendendo, garantindo, assim, o patrimônio da organização e, em decorrência, a sua aposentadoria tranquila com o pagamento dos benefícios. Afinal, uma questão de suma importância para a consolidação e perenidade de um Fundo de Pensão é a sua saúde financeira, que garante o objetivo maior da Entidade: a tranquilidade dos seus Participantes. Portanto, nesta primeira edição, abordaremos como estamos lidando com toda a situação provocada pela pandemia.

Já em fevereiro, com as primeiras notícias da disseminação do vírus COVID-19 pelo mundo, o Sebrae Previdência deu início ao processo de redução de risco da carteira de investimentos, reduzindo a exposição em Renda Variável. O desenrolar das notícias mais negativas sobre o avanço do Coronavírus fez a Entidade adotar novas estratégias, como a busca de Ativos mais líquidos e a redução dos prazos das posições de Títulos de Renda Fixa, com foco nos vencimentos mais curtos, bem como contratação de operações de proteções nos mercados derivativos de bolsa de dólar (hedge).


A gestão dos investimentos dos planos administrados pelo Sebrae Previdência visa a construção de uma carteira de investimento preocupada com a gestão de longo prazo, coerente com uma gestão de recursos previdenciários. Contudo, em momentos de grandes incertezas também procuramos tomar medidas consideradas protetivas. As recentes ações tomadas de forma tempestiva já apresentam resultados bem melhores em relação à média do mercado.

No acumulado do ano, até o dia 20 de março, os perfis do Sebrae Previdência (que compõem o Plano SEBRAEPREV) registraram os seguintes desempenhos: Conservador: +0,59%, Moderado: -3,77% e Arrojado: -6,36%. O Valor Previdência (Família, FenaconPrev e Coreconprev) registrou -3,82%. Considerado o mesmo período, o IBOVESPA (Índice de Ações da Bovespa) apresentou desempenho de -42,00%, o IFIX (Fundos Imobiliários) registrou -28,80%, o IMAB (Títulos Públicos Renda Fixa-Inflação) -8,82% e o índice que mede o desempenho médio de todos os gestores do mercado dos fundos multimercados (IHFA) no mesmo período foi de -9,12%. O nível de incertezas no atual momento tem trazido perdas até mesmo para os investimentos dos fundos de Renda Fixa - e, por isso, estamos adotando a postura mais prudente possível, sem perder o foco no longo prazo, nosso maior objetivo.

Em um futuro próximo será possível mensurar os impactos econômicos dessa pandemia. À medida que os reais impactos ficarem mais claros, os ativos e os agentes começarão a agir com maiores naturalidade e certeza. Os preços dos ativos voltarão a convergir para este novo cenário e as eventuais perdas serão mitigadas.

Com mais clareza, estaremos atentos na busca das eventuais oportunidades de investimentos, sempre avaliando a relação risco x retorno, com foco na recuperação de valores e busca de novos ganhos. Dessa maneira, mantemos nosso monitoramento ativo de desempenho dos mercados para avaliarmos o melhor momento de uma retomada para incremento de risco na carteira, objetivando maiores retornos, sempre com a premissa de preservação do patrimônio.

Saiba mais acessando aqui o vídeo sobre os impactos do Coronavírus nos investimentos.

Diretoria Executiva do Sebrae Previdência

-------------------------------

Fique ligado nas nossas redes sociais: